https://www.traditionrolex.com/12

https://www.traditionrolex.com/12

HIV | Laboratório Bioanálise - Exames Laboratoriais

HIV

HIV

TEMPO DE JEJUM

- Jejum não obrigatório.

 

COMENTÁRIOS

A infecção pelo HIV 1 e 2 leva a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA. Testes de triagem como CLIA, ECLIA ou ELFA devem confirmados por ensaios mais específicos (Western Blot ou imunofluorescência). Falso-positivos podem ocorrer em testes imunoenzimáticos nos pacientes com anticorpos anti-HLA DR4, outras viroses, vacinados para influenza, hepatites alcoólicas, portadores de distúrbios imunológicos, neoplasias, multíparas e politransfundidos. Filhos de mãe HIV positivo tem anticorpos maternos, não sendo, pois, a sorologia definitiva no diagnóstico. Os testes imunoenzimáticos tem sensibilidade e especificidade em torno de 98%. Indivíduos de alto risco, com um teste enzimático positivo, tem valor preditivo positivo de 99%. Assim, testes imunoenzimáticos positivos de forma isolada, não podem ser considerados como diagnóstico de infecção pelo HIV, sendo necessária a realização do Western Blot como teste confirmatório. Pacientes com fase avançada da doença podem não apresentar reatividade ao Western Blot. Cerca de 20% da população normal não infectada apresentam resultados indeterminados no Western Blot. A Portaria No. 29, de 17 de dezembro de 2013 (Ministério da Saúde) normatiza o diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV em adultos e crianças.


- Orientação sobre a janela sorológica para os testes de triagem para HIV:

Anticorpos específicos contra o HIV começam a ser produzidos após o contágio. No entanto, o tempo exato para seu aparecimento depende de vários fatores, relacionados ao hospedeiro e ao agente viral, dentre outros.

O IHP utiliza ensaios de 4ª geração, que detectam o antígeno p24 e anticorpos anti-HIV. Este ensaio possui uma janela imunológica para detecção do vírus a partir da terceira semana de contato com o vírus (3ª a 6ª semana), podendo variar de um indivíduo para outro.

No entanto, é importante observar dois pontos:

- Em caso de resultados não reagentes e persistindo a suspeita clínica novo teste sorológico deve ser realizado 30 dias após o primeiro, devido a possibilidade desta variação da janela.

- Em caso de reatividade nesses testes de triagem, outros testes (confirmatórios) são necessários.